Nome científico Centella asiática L.
Nome Popular: Centella, centella asiática, gotu – kola, hidrocotile (espanhol); centela (português); fo ti tieng (chinês); idrocotile (italiano); Asiatischer wassernabel (alemão); centelle, hidrocortyle (francês), Indian navelwort (inglês).
Parte utilizada: Folhas desidratadas.
Indicações: Tem ação calmante, refrescante, anticelulítico e preventivo de rugas. Também controla a fixação da prolina e alanina, elementos fundamentais na formação do colágeno. Sua ação sobre os edemas de origem venosa orientam o tratamento das celulites localizadas. Favorece o processo de cicatrização e age sobre fibroses de várias origens. Apresenta certa ação antiinflamatória. O asiaticosídeo tem ação antibiótica e age como cicatrizante de feridas na pele. É indicado seu uso interno para desordens dermatológicas como eczemas, úlceras varicosas, hematomas, rachaduras da pele, varizes e celulites. E seu uso externo no tratamento da celulite e da gordura localizada.
Contraindicações: A presença de taninos contraindica seu emprego a longo prazo por via oral em casos de gastrites e úlcera gastrointestinal. Pouco se recomenda em epilepsia, hiperlipidemia e durante a gestação.
Nome científico Centella asiática L.
Nome Popular: centella, centella asiática, gotu – kola.
Parte utilizada: folhas desidratadas.
Indicações: tem ação calmante, refrescante, anticelulítico e preventivo de rugas. Também controla a fixação da prolina e alanina. Sua ação sobre os edemas de origem venosa orientam o tratamento das celulites localizadas. Favorece o processo de cicatrização e age sobre fibroses de várias origens. Apresenta certa ação antiinflamatória, Tem ação antibiótica e age como cicatrizante de feridas na pele. É indicado seu uso interno para desordens dermatológicas como eczemas, úlceras varicosas, hematomas, rachaduras da pele, varizes e celulites. E seu uso externo no tratamento da celulite e da gordura localizada.
Contraindicações: contraindica seu emprego a longo prazo por via oral em casos de gastrites e úlcera gastrointestinal. Pouco se recomenda em epilepsia, hiperlipidemia e durante a gestação.